Defuma com as ervas da Jurema.
Defuma com arruda e guiné.
Alecrim, benjoim e alfazema
Vamos defumar filhos de fé!
Ah a defumação! Quem nunca foi defumado na vida não sabe o que está perdendo. Dentre as praticas religiosas a defumação é uma das que eu mais me sinto harmonizada. Depois de receber a fumaça magica da defumação é impossível não se sentir com a sensação de leveza e se sentir purificado.
Depois dessa descrição tenho certeza que você está curiosa para saber mais sobre essa magica tão incrível chamada defumação, pois então fique aqui que eu vou explicar como funciona e muito mais, <3
O que é e de onde vem a pratica da defumação?
A defumação é uma pratica de limpeza, purificação, transformação e energização de ambiente e/ou pessoas através da fumaça que sai de algumas ervas, cachimbo ou até mesmo do incenso. Tão antigo quanto os banhos, a defumação alia dois elementos importante no trato com as ervas - O Fogo e o Ar.
A fumaça ou fumigação foram provavelmente um dos usos mais antigos das plantas, como parte de oferendas rituais aos deuses. Era provavelmente notado que a fumaça de várias plantas aromáticas tinha, entre outros, efeitos alucinógenos, estimulantes e calmantes. Gradualmente, um conjunto de conhecimentos sobre as plantas foi acumulado e passado a centenas de gerações de xamãs.
Dentre as civilizações que usaram e usam a pratica de defumação estão os: Gregos, Hindus, Budistas, Egípcios, Gregos, Romanos, Sumérios, Babilônios, Umbandistas, Judeus, Católicos e etc…
O que acontece quando eu defumo?
Infelizmente, durante o nosso dia-a-dia acabamos agregando ao nosso corpo ou ambiente certas cargas negativas provenientes de vibrações pesadas, sentimentos ruins, pensamentos de baixa vibrações, sendo eles raiva, rancor, inveja, ciúmes, preocupação, ansiedade e a lista vai longe, fazendo que seja muito difícil a penetração de energias positivas ao nosso campo mental, espiritual, material e emocional.
Os defumadores são poderosos aliados para quem procura livrar-se desses maus fluidos, ficar com a alma leve e em harmonia. É como se fosse um detox para o nossos campos, nos ajudando a limpar o que não necessitamos e atrair boas energias oferecidas pela energia universal.
A defumação ainda pode ser usada para atrair energias que queremos para dentro do ambiente e de nosso campo energético. Por exemplo, podemos usar noz-moscada, cravo, canela e pó-de-café, para criar uma defumação com energia de prosperidade material. A defumação em si não trará dinheiro, mas lhe possibilitará se conectar a energia da prosperidade e te auxiliará na obtenção do mesmo.
E como eu posso defumar e quais materiais são necessários?
Preparar uma defumação pode parecer uma tarefa para poucos, mas não, não é. Algumas defumações - principalmente as com incenso - foi muito fáceis e não tomam muito nosso tempo, entretanto é sempre importante lembrar que para fazer a defumação precisamos estar bem concentrados e firmados no propósito do que estamos fazendo.
Com incenso:
Para defumar com incenso eu recomendo aqueles que são 100% naturais.
Com ervas:
Basicamente você vai precisar de erva seca, carvão de boa qualidade e um recipiente que você possa depositar as ervas chamado turíbulo, um recipiente próprio para defumação.
Outra forma de defumar com erva seca é comprando o defumador pronto, como por exemplo os da imagem abaixo.
E existe algum ritual que eu possa fazer para defumar e quais ervas eu posso utilizar?
Existe sim, como dito antes isso vai depender muito do seu propósito para com a defumação. Abaixo vou citar dois modos de defumação e em cada um quais são as melhores ervas para se usar.
Defumação em si mesmo:
Para defumar a si mesmo o ritual é muito simples. Depois de um banho de limpeza ou de erva, acenda seu defumador, nesse caso o mais usado é o palo santo ou a salvia branca, tanto um quanto o outro são ótimos, a diferença é que o palo santo trabalha com a energia do masculino, limpando o mental, o fisico, trazendo a força da ação, do foco, da sabedoria e do movimento. Já a salvia trabalha com a energia do feminino, limpando o emocional, o espiritual, trazendo a força do equilíbrio, do amor, do sentir. A escolha deve ser feita baseada no que você precisa para sua vida nesse momento.
Acenda seu defumador, faça sua reza e comece a defumar de bai para cima, de cima para baixo e também no topo da cabeça, sempre trabalhando com palavras positivas.
Apôs a defumação deixa o defumador apagar sozinho, de preferencia em algum lugar ventilado, sempre prestando atento para sua segurança.
Defumação para limpeza:
Para defumações de limpeza e descarga de ambientes, sempre firme uma vela para seu anjo de guarda primeiro, peça a presença e a benção para que ele possa te acompanhar nessa limpeza.
Um preparo limpador de ambientes e de pessoas sempre deve ter número impar de ervas, por se tratar de desfazer algo, o impar é o número da desagregação.
Com o material que você escolher comece a defumação dos fundo da casa para frente com movimentos circulares e pensamento firmado na limpeza. Caso você queira você pode fazer um rezo de sua preferencia ou alguma oração espontânea, lembrando que a oração deve ser composta apenas por palavras positivas.
Ao acabar, se possível deixar o resto do incenso, erva ou o que sobrar no turíbulo para fora de casa.
Ervas:
Arruda: Alto poder de limpeza. Sua aura é vermelha e ela carrega em si o poder de purificar e consumir.
Casca de alho: Conhecido como acido astral, pois tem o poder de corroer todo as energias negativas, mesmo aquelas que estão escondidas.
Casca de cebola: Muito utilizado para limpeza profunda, poderoso desintegrador e desmontados de magias negativas e complexas.
Eucalipto: Limpeza e desinfecção, paralisador do magnetismo de magias executadas no tempo como praguejos.
Fumo - Tabaco: Primeiramente deve ser ter cuidado ao usar o tabaco, evitando os tabacos normais que compramos para a sustentação do vicio. Poderoso cauterizado de feridas astrais, curado também espirito doentes cuja energia é usada para transferir para suas vitimas sintomas de doença.
Guiné: Limpeza pesada. Sua aura “metálica” confere caráter cortante e, portanto, bastante temido pelo baixo astral.
Defumação para energização, harmonização, para equilibrar ou atrator:
Para defumações mais leves pode-se também acender uma veja para o ajo de guarda ou alguma entidade/deidade com a qual se tenha uma afinidade e que tenha haver com o trabalho que vai ser feito.
Um preparo harmonizador equilibrador pode se ter um número impar ou par de ervas. Já um preparo trator de sentimentos, prosperidade, energético, deve ter sempre número par.
Nesse caso a defumação deve ser feita ao contrário do que é feita na limpeza, ou seja, de fora para dentro da casa, passando por todos os cômodos. Assim como na defumação de limpeza, você pode fazer um rezo de sua preferencia ou alguma oração espontânea, lembrando que a oração deve ser composta apenas por palavras positivas.
Lembrando sempre que sempre é melhor fazer uma defumação de limpeza antes da defumação de energização, pois o ambiente precisa estar limpo, tanto energeticamente como fisicamente.
Ervas:
Alecrim: Equilibradora por definição, rejuvenesce, alegra, clareia e ilumina.
Alfazema (lavanda): Acalmadora do espirito, tranquiliza as situações dificeis e harmoniza.
Benjoim: É capaz de imantar um ambiente com vibrações de Fé, preparando-o para vibrações especificas,
Boldo: Limpador leve, fundamentador (cristalizador) de vibrações.
Café (folhas): energia masculina de razão e força material, força geradora e mantenedora de propósito.
Calêndula (flor): Poderosa energizadora para campos astrais deteriorados, apatizados e alvos de energia negativas, usada sempre depois das ervas de limpeza pesada.
Camomila (flor): Acalmadora do espírito e de ambientes conturbados.
Canela (casca): Atração pessoal, prosperidade, magnetizador, preparador de ambientes.
Capim-cidreira: Serve para tranquilizar ambientes e disolver energias que nos dão ansiedade.
Cravo-da-india: Atração de tudo, magnetismo, concentração, prpósito e ligação.
Erva-doce: Tranquilidade, paz de espirito.
Hortelã: Estimulante muito poderoso para todos os sentidos da vida. Pode entrar em todos os preparos equilibradores que buscam abrir caminhos, levantar o astral e atrair boa sorte.
Incenso (resina): Defumações para o dia a dia; estabilização da vibração das defumações.
Laranja (folhas e cascas): Purificação e energização de pessoas e ambientes, melhora a disposição e vitalidade; indicado para ambientes de trabalho e comércio.
Limão (folhas): Purificação leve e energia movimentadora. Uso semelhante ao da laranja.
Louro: Firmar magnetismo de outras ervas, firmeza de propósito, atração material, prosperidade.
Manjericão: Excelente equilibrador e ligador de vibrações.
Mirra: Limpeza e purificação.
Pitangueira: Poderosa movimentadora de energias, ideal ara tirar pessoas do comodismo, incentivo e vitalidade; prosperidade.
Romã (casca): Atratora de prosperidade, proteção contra acidentes, fortalecimento da vontade, tomada de decisões, vibração de liberdade e alegria.
Rosa branca: Limpeza leve. Potencializa e desobstrui os chacras. Magnetizador de tranquilidade.
Salvia: Erva da sabedoria e ancestralidade. Limpeza leve e elevadora de vibração astral.
Ativando as ervas antes de usa-las:
Ativar as ervas ou incenso antes de usa-los aumenta o potencial dos mesmos, fazendo assim com que eles sejam ainda melhores e eficazes. Ao acender o incenso ou as ervas de sua preferencia, mentaliza uma aura energética que pode ser verde, dourada, azulada ou cor-de-rosa, em volta do incenso ou da erva e deixa sua fumaça carregar essa aura para onde se expandir.
De quanto em quanto tempo eu posso defumar?
A defumação não é uma solução definitiva, ela expira. Por isso, devemos sempre estar renovando as defumações dentro dos locais que desejamos, seja através de incensos de boa qualidade ou de um turíbulo (objeto de defumação) com ervas preparadas para esse propósito.
O ideal é que façamos no mínimo uma defumação por mês em nossa casa, podemos aproveitar para fazer a auto-defumação também.
Conclusão final:
Particularmente eu amo fazer a defumação antes de começar qualquer sessão com que eu trabalhe. Acredito que o poder do fogo e do ar juntos pode nos equilibrar mais do que possamos imaginar. Além de limpar a pessoa que esta em minha frente para ser atendida ainda proporciono a ela uma grande leveza que ela vai levar para a casa, a ajudando nos momentos de dificuldade.
Defumação nenhuma vai te ajudar a resolver seus problemas do dia para a noite, mas pode ser te ajudar com o equilibrio necessário para pensar em melhores soluções no seu dia a dia e ainda te deixar mais conectado com a energia do universo.
Claro que existe diversas outras formas de defumação, essas são as mais simples, apenas algumas de muitas. Caso você tenha se interessado procure mais, a defumação é uma pratica maravilhosa mesmo!
Espero que esse post tenha te ajudado.
Axé!
Comments