Você já conheceu uma pessoa que é naturalmente amigável e aberta a novas relações sem forçar a barra ou ser irritante? Se sim as chances de você ter encontrado uma
pessoa com o chakra umbilical equilibrado é grande.
Pessoas que tem o chakra umbilical equilibrado normalmente são pessoas incríveis para se ter por perto. Elas são abertas para a vida, fazem tudo acontecer ao redor delas e nos contagiam com a sua energia interna e irradiam uma elevada energia.
O que é o Chakra Swaddisthana?
O segundo chakra está profundamente conectado ao elemento da água. A água governa os “fluxos” do corpo, incluindo o líquido linfático pélvico, o movimento da urina através dos rins, bexiga e o fluxo menstrual.
Conectar-se ao movimento da água no corpo nos conecta ao movimento da água na natureza. Culturas e xamânicas indígenas abraçam o poder curador da água. A energia sagrada da fluidez pode nos apoiar quando sentimos nossas emoções e criar a partir de um lugar profundo.
É o Chakra da nossa sexualidade, emoções, nossa criatividade e, principalmente, nossa autoestima física. Quando aberto e equilibrado, o Chakra Umbilical nos providencia a energia necessária para nossa recreação, criação e procriação.
Além de nos ajudar a tornar real os projetos que idealizamos em nossa vida, ele traz a assimilação de novas idéias, a possibilidade de relacionar-se, interagir, a aceitação de si mesmo, aceitação do próprio papel no mundo e em uma relação, sexualidade bem resolvida.
Informações básicas:
Nome sânscrito: Swaddhistana.
Significado: doçura.
Localização: umbigo; abdômen inferior; genitais; útero.
Elemento: água.
Manifestação: sentimentos e emoções.
Função pessoal: desejo; prazer; sexualidade; procriação.
Glândulas: ovários; testículos.
Outras partes do corpo: útero; genitais; rim; bexiga; sistema circulatório.
Mau funcionamento: impotência; frigidez; uterina; bexiga ou problemas renais; rigidez na parte inferior das costas.
Cor: laranja.
Som: vam.
Planeta: lua; vênus.
Metal: estanho.
Minerais: cornalina; pedra da lua; coral.
Alimentos: animais que vivem na água.
Verbo correspondente: eu sinto.
Yoga: tantra. Ervas: calêndula; gardênia; hibisco; rosas; cominho; erva doce; coentro; jasmim; gerânio; canela; bergamota; malva; artemisia.
Identificação: emocional Orientação: autogratificação.
Demônio: culpa
Estágio de desenvolvimento: 6 meses a dois anos.
Tarefas para desenvolver: locomoção; sensação de exploração do mundo.
Direito básico: sentir e ter prazer.
Características equilibradas: movimento gracioso; inteligência emocional; capacidade de experimentar prazer; nutrição de si e dos outros; capacidade de mudar; fronteiras saudáveis.
Problemas: movimento; sensação; emoções; sexualidade; desejo; necessidade; prazer. Traumas e abusos: abuso sexual (secreto ou manifesto); abuso emocional; situações voláteis; negligência, frieza, rejeição; negação dos estados de sentimento da criança, falta de espelhamento; enredo; manipulação emocional; uso excessivo de cercadinho ou restrição de movimento normal; severidade religiosa ou moral (anti-prazer); abuso físico; famílias alcoólicas; questões herdadas - pais que não resolveram seus próprios problemas em torno da sexualidade; casos de incesto não tratados.
Deficiência: rigidez no corpo e atitudes; frigidez, medo do sexo; fracas habilidades sociais; negação de prazer; limites excessivos; medo da mudança; falta de desejo, paixão, emoção.
Excesso: atuação sexual, dependência sexual; vício de prazer; emoções excessivamente fortes, regidas por emoções (histeria, alterações bipolares de humor, viciados em crise); muito sensível; fracos limites, invasão de outros; manipulação sedutora; dependência emocional; apego obsessivos.
Problemas físicos: distúrbios dos órgãos reprodutivos, baço, sistema urinário; dificuldades menstruais; disfunção sexual: impotência, ejaculação precoce, frigidez, não orgásmica; lombalgia, problemas no joelho, falta de flexibilidade; sentidos amortecidos, perda de apetite por comida, sexo, vida.
Terapias que curam: terapia do movimento; liberação ou contenção emocional, conforme apropriado; trabalho infantil interior; trabalho de fronteira; programas de 12 etapas para vícios; atribuir prazeres saudáveis; desenvolver inteligência sensata.
Afirmações: Eu mereço prazer na minha vida
Eu absorvo informações dos meus sentimentos
Eu abraço e celebro minha sexualidade
Minha sexualidade é sagrada
Eu me movo com facilidade e sem esforço
A vida é agradável
A vida afetada pelo desequilíbrio
O primeiro sintoma que o seu Chakra Umbilical está desequilibrado em geral é a falta de vitalidade, ânimo e tesão pela vida. Talvez você possa se encontrar lutando para ter vontade de trabalhar, trabalhando muito sem nenhum reconhecimento, ou sentindo que a vida não é nada mais que um martírio e com a vida sexual em desequilíbrio.
Sua habilidade de ser espontâneo, de sentir alegria, aproveitar a vida levemente foi extinta sem mais nem menos, isso acontece quando o Chakra Swaddhistana está doente, fraco, fechado ou desequilibrado. Outro notável sinal de que seu chakra está bloqueado é quando as pessoas a sua volta estão constantemente te dizendo que você só reclama e que você não está expressando, principalmente suas emoções.
Se você foi vítima de abuso sexual ou emocional em sua vida é bem possível que esse Chakra esteja bloqueado e necessita de atenção. Esses não são os únicos caminhos que o Chakra Swaddhistana se bloqueia, não escutar sua intuição ou honrar sua alma e criatividade pode causar esses bloqueios também.
Sintomas adicionais de desequilíbrio incluem problemas para confiar, reagir de forma emocionalmente volátil, culpa em torno de questões sexuais (sexualidade desenfreada, isenta de sentimentos ou sexualidade reprimida, desvios sexuais, rejeição a tudo que represente o “novo”, medo, principalmente da proximidade física, frigidez, impotência, etc…), sensação tímida e retraída, problemas de autoestima corporal, hipersensibilidade ao seu ambiente. E, fisicamente, cólicas renais, cistite, desequilíbrios hormonais, problemas circulatórios, problemas na bexiga e no aparelho reprodutor e urinário, em geral.
Resumidamente, o bloqueio deste Chakra nos causa um sentimento de desconexão com os outros ou responder de um modo frio ou sem sentimentos.
O equilíbrio do Chakra Umbilical
Sendo o centro das nossas emoções, o Chakra Swaddhisthana equilibrado nos provem uma abundância de energia, uma intuição fortemente percebida, compaixão por outros seres, apetite pela vida e estabilidade emocional.
Com o nosso Chakra Umbilical em equilíbrio vamos perceber que as mudanças que a vida nos proporciona são fáceis de conduzir, a criatividade vai estar a todo vapor e cheia de poder. A vida sexual é saudável e completa.
A vida flui facilmente e nos encontramos ansiosos (no bom sentido) para viver a próxima fase, sentindo o mundo ao nosso redor e encontrando beleza na vida!
A cura do chakra umbilical: a compreensão das nossas emoções
O principal ponto de equilíbrio para o Chakra Umbilical é aprender a confiar em nossa intuição enquanto ao mesmo tempo não permitindo que ajamos controlados por qualquer emoção que sentimos.
É muito fácil fechar em uma bolha não confiando em ninguém, mas isso só cria um bloqueio em nossas vidas. Os sentidos são a porta de entrada entre o mundo interno e o externo.
A visão, o som, o toque, o paladar e a audição nos dão uma matriz interna em constante mudança do mundo ao nosso redor. Os sentidos são a entrada de dados do nosso sistema geral. Eles nos permitem conectar e dar sentido à nossa experiência.
Através dos nossos sentidos, diferenciamos prazer e dor, expandimos ou contraímos, avançamos ou retrocedemos, reagimos ou representamos. Quando há dor ou vazio, nossos sentidos se desligam. A combinação complexa de sensação e sentimento nos dá a textura emocional da experiência.
Os sentidos, como a linguagem do sentimento, formam a base de nossos valores. Como percebemos algo e como nos sentimos sobre isso determina nossos valores. Sem uma conexão sensual com o que está ao nosso redor, perdemos nosso senso de valores e distinções.
Simples e potentes rituais que curam o Swaddhistana
Para ajudar você a curar e equilibrar esse chakra que esses rituais foram criados. Para que esses rituais sejam o mais potentes e eficazes possíveis é você quem vai montá-los de acordo com a sua rotina.
Você pode tirar uma noite somente para você, escolher pelo menos três opções abaixo e fazer seu ritual. Tenha esse momento para que você possa se dedicar exclusivamente a você e ao seu campo energético.
Durante todo o mês que você tiver que curar esse chakra lembre-se de colocar algumas atividades no seu dia a dia e estar consciente desse chakra. Não precisa fazer tudo a risca, mas pode ter um lembrete diário de estar consciente deste chakra para a cura desse campo energético.
• Coloque um horário na sua agenda, diariamente ou semanalmente, dedicado a fazer algo criativo e espontâneo.
• Se mantenha em contato com a água o máximo que você puder. Tome banho de mar, de cachoeira, de rio, passeie na beira do mar ou de um lago, caso isso não seja possível, tome banho de ervas regularmente. A água é o elemento desse Chakra e a exposição à água ajuda a mantê-lo equilibrado.
• Coloque sua música favorita e dance como se não houvesse amanhã. Dançar é uma forma maravilhosa de se energizar seu corpo todo. Vá a festas que tocam seu estilo de música favorito ou, se você é tímido, dance em casa.
• Se você puder, sente-se em algum lugar aberto para meditar a luz da lua. A energia lunar pode te ajudar muito a trabalhar as suas emoções.
• Exercite seu abdômen com yoga, pilates ou qualquer outra prática de exercício que você preferir. Cuidar do seu corpo é também cuidar do seu espírito.
• Produza arte! Comece a colocar em prática aquele projeto que você vem prometendo fazer e nunca faz. Se matricule em alguma aula de artes ou assista tutoriais do youtube.
• Preste atenção nos seus sentimentos ao invés de reagir a eles, especialmente se você tem algum padrão comportamental. Com o tempo você vai conseguir mudar seus hábitos emocionais negativos, te garanto!
• Visualize uma luz laranja envolvendo sua barriga toda. A cor laranja é a cor associada a esse Chakra.
• Mantenha um cristal citrino ou outro cristal laranja na sua casa, bolsa ou carteira. Você também pode trabalhar com a pedra da lua para essa conexão com a água e a lua.
• Come frutas como melão, laranja, coco, ou qualquer outra fruta cítrica. Lembre-se de beber muita água!
• Deixe memórias e emoções negativas irem embora, para isso visualize-se perdoando quem ainda te magoa, mesmo que essa pessoa seja você mesma, pedindo a ajuda do seu anjo da guarda.
• Mantenha-se cercada de objetos materiais que te tragam alegria, seja ele um presente que você tenha ganhado de uma pessoa querida e conecte-se com o momento que esse objeto te traz. Coloque mais cor na sua vida, tenha sempre por perto plantas e flores.
• Óleos essenciais também podem te ajudar incluindo ylang ylang, patchouli, sandalwood, laranja, xaing mao, jasmim, etc… Use eles em seu corpo, em sua casa ou trabalho, durante a sessão de reiki.
• Medite enquanto você usa a técnica de visualização. Imagine uma flor de lótus laranja na região do Chakra Swaddhistana e projete essa imagem pelo tempo que conseguir.
• Se você se encontrar incapaz de confiar, particularmente com o seu companheiro ou companheira, dedique um tempo para conversar abertamente sobre o que está acontecendo.
• Tenha um diário que será usado para escrever como está sendo para você curar esse Chakra. Comece com: “O que eu significo para mim mesma?” “Quais situações de relacionamento eu preciso curar em minha vida?” “Quais emoções estão me impedindo de evoluir?”
• Deixe o trabalho mais cedo um dia e não faça nada que interrompa seu momento livre. Apenas relaxe e faça coisas que você gosta, de preferência sozinha!
• Pratique poses de yoga para os quadris.
• E por último, mas não menos importante, faça reiki. Se você não é iniciado procure um profissional capacitado para te ajudar. Cuidar de si mesmo é o maior gesto de carinho com o universo!
Para uma vida mais equilibrada todos os Chakras devem estar em ordem, entender como eles funcionam nos ajuda a entender como funcionamos, mas esse Chakra é muito importante, principalmente para as mulheres artistas que se sentem bloqueadas e frustradas consigo mesmas.
O entendimento e conexão com nossos sentimentos e emoções é o que nos permite viver uma vida saudável, não apenas consigo, mas com aqueles que amamos profundamente!
Comments