top of page
talpereira

Chakra Manipura

Se você é uma pessoa muito sensível à energia dos outros, se sua barriga incha facilmente, perde a força de vontade frequentemente ou tem dificuldade de se impor, então provavelmente você tem que trabalhar mais o seu plexo solar.


A grande lição que o Manipura nos traz é a de termos em nós o poder de escolha - o que queremos fazer, o que aceitamos para nós, o que damos aos outros, afinal, uma vida equilibrada é uma escolha que devemos fazer todos os dias.


O que é o Chakra Manipura?

Manipura costuma ser um chakra bloqueado na maioria das pessoas. Sendo ele a casa do seu poder, onde se encontra sua autoestima e seu poder pessoal, precisamos cuidar desse chakra com muito carinho e dedicação. Localizado abaixo da sua costela, esse chakra é associado a sua confiança, metabolismo, eficácia e poder pessoal.


Frequentemente se encontra bloqueado em pessoas que se deixam afetar por opiniões alheias, que deixam de fazer o que acreditam por medo da opinião alheia e que o que os outros pensam acaba sendo mais importante do que a própria vontade.


Quando não se sabe o que quer, quando se tem medo de tomar decisões por pensar que elas darão errado, quando se precisa da aprovação dos outros para que se possa fazer algo, etc.


Informações básicas:

Nome sânscrito: Manipura

Significado: jóia brilhante

Localização: estômago; diafragma.

Elemento: fogo.

Manifestação: vontade; poder; assertividade.

Função pessoal: riso; alegria; raiva.

Glândulas: pâncreas; supra-renais.

Outras partes do corpo: sistema digestivo; músculos.

Mau funcionamento: úlceras; diabetes; hipoglicemia; desordens digestivas.

Cor: amarelo.

Som: ram.

Planeta: marte; sol.

Metal: ferro.

Minerais: âmbar; topázio; citrino amarelo.

Alimentos: amidos.

Verbo correspondente: eu posso.

Yoga: karma yoga; ashtanga; vinyasa.

Ervas: alecrim; bergamota; canela; hortelãs; curcuma; melissa; chá verde; capim santo; girassol; erva cidreira; louro; romã; macela.

Animais: carneiro; tigre. Identificação: identidade do ego autodefinição

Demônio: vergonha Estágio de desenvolvimento: 18 meses a 4 anos

Tarefas para desenvolver: individualidade; estabelecimento de autonomia.

Direito básico: agir e ser um indivíduo.

Características equilibradas: responsável, confiável; vontade equilibrada e eficaz; boa autoestima, força do ego equilibrada; calor na personalidade; confiança; espontaneidade, diversão, senso de humor; autodisciplina adequada; sentido do poder pessoal; capaz de enfrentar desafios.

Problemas: energia; atividade; autonomia; individuação; ação; auto estima; proatividade; poder.

Traumas e abusos: vergonha; autoritarismo; situações voláteis; dominação da vontade; abuso físico, ambiente perigoso, medo de punição; enredo; idade responsabilidades inapropriadas (filho parental); vergonha herdada dos pais.

Deficiência: energia baixa; vontade fraca, facilmente manipulada; autodisciplina e acompanhamento deficientes; baixa autoestima; frio, emocional e / ou fisicamente; má digestão; meio recolhido; atração por estimulantes; mentalidade de vítima, culpar os outros; passividade excessiva ; não confiável.

Excesso: excessivamente agressivo, dominador, controlador; precisa estar certo, tem a última palavra; manipulativo, sedento de poder, enganoso; atração para sedativos; birras de temperamento, explosões violentas; teimosia; ambição motriz (personalidade tipo A); competitivo; arrogante; hiperativo

Problemas físicos: distúrbios alimentares; distúrbios digestivos, úlceras; hipoglicemia, diabetes; espasmos musculares, distúrbios musculares; fadiga crônica; hipertensão; distúrbios do estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado.

Terapias que curam: assunção de riscos (deficiência); aterramento e contato emocional; relaxamento profundo, controle do estresse (excesso); exercício vigoroso (corrida, aeróbica, etc.); artes marciais; abdominais; psicoterapia: construa a força do ego; liberte ou contenha raiva; trabalhar em questões de vergonha; fortalecer a vontade; incentivar a autonomia Afirmações: Eu honro o poder dentro de mim.

Realizo tarefas com facilidade e sem esforço.

O fogo dentro de mim queima através de todos os bloqueios e medos.

Eu sou capaz de fazer o que eu quiser.


A vida afetada pelo desequilíbrio

Às vezes os sintomas de que um dos seus chakras está bloqueado pode ser sutil, mas não o Plexo Solar, ele é o mais perceptível de todos os chakras, os sintomas desse chakra em desequilíbrio são: falta de confiança, um esforço muito grande para fazer as coisas acontecerem, se sentir dependente dos outros, esperar que alguém tome a iniciativa ou que te ofereça algo, se sentir sempre exausto.


Se você sente esses sintomas é porque O Manipura está bloqueado. Você também pode perceber o bloqueio deste chakra se você se sente imprestável, sempre se sente a vítima da situação, se você se sente sem poder para realizar o que precisa ou muda de ideia por causa da opinião de pessoas com quem você convive.


Um excesso de energia no Plexo Solar leva a sintomas como: a falta de controle, intolerância, fadiga e a necessidade de sempre competir com o próximo. Uma deficiência energética, por sua vez, pode manifestar como: baixo peso corporal, a falta de foco e problemas digestivos como úlceras e indigestão.


Deficiências no Plexo Solar em geral significa que você tem se esforçado além do normal para se expressar honestamente. Talvez tenha dificuldade de conhecer a si mesmo ou saber o que se quer. Com o bloqueio ou a falta de equilíbrio, a procrastinação são visitas constantes em seu dia a dia, assim como a dificuldade de achar o caminho necessário a seguir.

O equilíbrio do Manipura

Assim como é fácil notar quando o Manipura está desequilibrado, também é fácil notar quando ele está equilibrado. Quando esse chakra está equilibrado nos sentimos conectados conosco, o desejo de manifestar o que queremos, de colocar barreiras saudáveis nas relações interpessoais e um senso de saber quem realmente somos.


Com o Plexo Solar equilibrado temos o controle sobre nossas emoções, paz interna, confiamos na direção em que a vida está tomando, quando estamos sendo objetivos sobre nossos objetivos. Fisicamente a digestão é perfeita, a imunidade está forte, a saúde está vital e sem ficar frequentemente doente ou com anemia.


Com o equilíbrio do Manipura a relação com o poder é sadia, não precisando dominar os outros e impedindo que outros nos dominem. Adicionalmente, o equilíbrio deste chakra inclui a tendência de pessoas ao seu redor te admirarem pela sua autoestima e sua capacidade de falar sem ser agressivo.


A cura do plexo solar: manifestando nosso poder pessoal

O principal ponto para equilibrar seu Plexo Solar é a relação que você tem com você mesmo. A autoestima é super importante, mas o excesso dela pode nos tornar seres arrogantes.


Quando encontramos nosso poder pessoal em equilíbrio, também encontramos como manifestar nossa verdade mais elevada em benefício de todos os seres, sem que fiquemos presos nas garras do autocentramento, sofrendo cada vez mais.


Conseguimos entender que somos indivíduos, mas que estamos em uma grande teia de interconectividade, por isso entender que apenas realizar nossos desejos pessoais, não é o caminho para a felicidade plena. Somos capazes de colocar nossas maiores virtudes em benefício pessoal, mas principalmente a favor daqueles que necessitam dessas qualidades.


Simples e potentes rituais que curam o Manipura

Para ajudar você a curar e equilibrar esse chakra que esses rituais foram criados. Para que esses rituais sejam o mais potentes e eficazes possíveis é você quem vai montá-los de acordo com a sua rotina.


Você pode tirar uma noite somente para você, escolher pelo menos três opções abaixo e fazer seu ritual. Tenha esse momento para que você possa se dedicar exclusivamente a você e ao seu campo energético.


Durante todo o mês que você tiver que curar esse chakra lembre-se de colocar algumas atividades no seu dia a dia e estar consciente desse chakra. Não precisa fazer tudo a risca, mas pode ter um lembrete diário de estar consciente deste chakra para a cura desse campo energético.


• Use a visualização para energizar a área do Plexo Solar no seu corpo. Imagine uma flor de cor amarela vibrante no meio das suas costelas, acima do umbigo. Feche seus olhos, relaxe e mantenha essa visualização pelo máximo de tempo que você conseguir. Se possível, sempre que lembrar feche os solos e, mesmo que por segundo, traga essa visualização no seu campo mental.


• Flores como dente de leão, narcisos, camomila, brinco de princesa, podem te ajudar a equilibrar esse chakra. Medite com elas, cheire elas, ou use óleos essenciais para massagear essa área, lembrando sempre que para utilizar esses óleos direto com a pele o óleo tem que ser 100% natural.


• Mantenha cristais laranjas perto de você, na sua casa ou local de trabalho, esses cristais são os mais efetivos na cura do Manipura. Esses cristais podem ser: citrino, olho de tigre, pedra do sol, âmbar ou turmalina amarela. Certifique-se da origem desses cristais e utilize cristais pequenos.


• Vista a roupa que você mais gosta, que você se sente mais bonita, sem precisar de uma ocasião especial, apenas para se sentir bem. Mude o corte de cabelo, cuide da sua pele, se mime, afinal, você é o ser mais especial da sua vida!


• Alimente-se de comidas como semente de girassol, milho orgânico, gengibre, abóbora, aveia, limão, batata doce, pimentão amarelo, lentilha, grão de bico. Coloque temperos e ervas como cominho, hortelã, turmeric e camomila  no preparo da sua comida.


• Dançar e praticar yoga são fabulosos para ter sua energia fluindo. Coloque alguma música que você ame e dance no seu quarto, na sala, aonde quer que você esteja.


• Seja espontânea e faça algo novo! Não precisa ser nada muito extravagante para começar, mesmo que algo pequeno mas que te traga uma nova experiência é muito bem vindo, algo como um novo restaurante, fazer alguma atividade que nunca tenha feito, visitar um parque do qual você nunca esteve ou ir à alguma exposição de arte. Se abrir para o novo todos os dias fortalece sua coragem e ativa seu chakra Manipura.


• Sente em uma posição confortável com a coluna longe, feche seus olhos e convide seus medos a se mostrar para você. Ame aquela parte de você da qual você está com medo. Respirando conscientemente permita que essa sensação cresça e perceba ela, ame ela e deixa que ela se vá, assim como veio. Não se prenda a essa sensação, apenas a sinta e permita-se a conhecer seus medos, somente assim você vai poder curá-los!


• Pratique algum exercício físico, se exercite um pouco. Coloque um objetivo a ser superado em qualquer que seja o exercício que você escolher.


• Invoque a presença do Arcanjo Uriel, o Arcanjo do Sol e peça pela a ajuda angelical para que eles possam te ajudar a equilibrar seu Plexo Solar. Relaxe, respire e foque-se para sintonizar a presença desse Arcanjo tão poderoso que está te ajudando.


• Passe mais tempo na luz solar. Qualquer que seja a atividade que você escolheu prefira fazê-la na luz do sol.


• Tire da gaveta aquele projeto que você vem procrastinando por muito tempo e de pouquinho a pouquinho coloque-o em prática. Não precisa querer abraçar o mundo, como se diz o ditado: devagar se vai longe! Quando você menos esperar seu projeto será um sucesso!


• Beba muito chá de camomila, hortelã, gengibre com limão…


• Sorria mais, gargalhe, permita-se ser bobo (no bom sentido)! Assista vídeos de gatinhos, cachorrinhos. Coloque alguma comédia que você goste muito. Rir pode elevar nossa vibração e faz muito bem para nossa alma!


• Dê risada de si mesmo, se permita errar! A vida é muito linda para ser levada muito a sério, permita que sua criança interior se mostre!


• Encare a maior decisão da sua vida com coragem, mas não procrastine para tomá-la! Não faça dela maior que já é, sente-se e medite sobre a questão calmamente antes de chegar a alguma conclusão e por favor, não a tome em momento de aflição, raiva ou tristeza. Seja gentil consigo mesmo, não se pressione!


• Tire alguns minutos do seu dia para se sintonizar com suas emoções e com seu corpo. Dedique esse tempo a você, mesmo que você seja muito ocupada, esse momento é apenas seu!


• Procure por oportunidades de liderança! Pode ser no trabalho, na família, em algum projeto (mesmo que pequeno) na sua comunidade, esse passo te fará mais confiante e assertivo sobre si mesmo.


• Ouça sua intuição! Compreenda sentimentos de culpa e confie na sua voz interior, negligenciar sua sabedoria interna pode bloquear todos os chakras, especialmente o Chakra Solar.


O Plexo Solar é um chakra tão importante quanto os outros, mas se não confiarmos em nós mesmos jamais confiaremos em nossa capacidade de equilibrar e viver uma vida mais consciente em nossa evolução.


Nos ensinaram que se cuidar, se amar, confiar em si mesmo é ter orgulho e que isso é pecado, mas não, não é, cuidar de si mesmo é o ato mais precioso que podemos ter, não somente para nossa cura, mas pela cura de toda a humanidade.


O amor próprio não é um clichê usado por hippies loucos, o amor próprio nos permite a dar amor às pessoas à nossa volta.


Lembre-se: por mais que as pessoas a sua volta sejam importantes você, por mais difícil que seja, consegue viver sem elas, mas você jamais vai conseguir viver sem você mesma!


6 views0 comments

Recent Posts

See All

Коментарі


bottom of page